Aprovação de Lula sobe e supera desaprovação em 6 pontos, mostra o Ipec – Política – CartaCapital

Metade dos eleitores brasileiros (50%) aprova a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está governando o país, enquanto 44% desaprovam e outros 6% não responderam. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira 11 pelo instituto Ipec, fundado por executivos do antigo Ibope.

A diferença de seis pontos percentuais entre aprovação e desaprovação representa uma variação positiva para o governo em relação ao último levantamento feito pelo mesmo instituto. Em março deste ano, 49% diziam aprovar, enquanto 45% desaprovavam o trabalho de Lula.

Quando perguntados neste mês de julho sobre como avaliam a administração de Lula, 37% dos entrevistados responderam “ótima” ou “boa”. Para outros 31%, a administração é “regular”. “Ruim” e péssima”, somadas, também foram 31%.

Neste caso, também houve melhora para o governo na comparação com os resultados do levantamento feito em março. Na época, “ótima” e “boa”, somadas, tinham 33% – exatamente o mesmo índice de “ruim” e “péssima” somadas.

Por outro lado, o número de pessoas que dizem “não confiar” no presidente Lula (51%) é maior que os que afirmam ter confiança no mandatário (46% dos entrevistados). Essa tem sido a tônica de levantamentos feitos pelo Ipec desde dezembro do ano passado.

O instituto ouviu 2 mil pessoas com idades a partir de 16 anos entre os dias 4 e 8 de julho em todas as regiões do país.

Os entrevistados foram, ainda, separados por idade, nível de instrução, raça/cor e atividades profissionais, buscando representar todos os estratos da população do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os resultados do Ipec vão ao encontro aos do levantamento divulgado na quarta-feira 10 pelo instituto Quaest, que registrou o maior patamar de aprovação do governo neste ano: 54%.

Link da fonte

Ver Artigo Completo