Bebê com 2º maior tempo internado em UTI de hospital no PA recebe alta após 516 dias: 'Não foi fácil', diz mãe


Josué de Jesus Xavier, de 1 ano e 10 meses, passou 516 dias internado na UTI Pediátrica do Hospital Regional Abelardo Santos, em Belém. Somente nesta quarta-feira (10), ele foi para a casa. ‘Jojoca’ é o segundo paciente com maior tempo de internação na UTI Pediátrica do Hospital Abelardo Santos
Divulgação/Agência Pará
Já está em casa, nesta quarta-feira (10), no município de Gurupá, no Marajó, o pequeno Josué de Jesus Xavier, de apenas 1 ano e 10 meses de vida. Ele passou 516 dias internado no Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, em Belém.
A alta médica foi celebrada como um renascimento para quem passou 77% da vida em um leito de hospital. O sorriso da mãe do menino, Conceição de Jesus, de 37 anos, não escondia a emoção de vê-lo voltar para casa após 17 meses praticamente morando no hospital.
Não foi fácil, mas posso dizer que o tratamento que tivemos tornou essa experiência menos dolorida. Hoje, graças a Deus, estamos recebendo a vitória e mais essa oportunidade da vida.
Josué de Jesus Xavier é o bebê com o segundo maior tempo de internação na UTI Pediátrica do Hospital Abelardo Santos.
Em abril deste ano, Davi Emanoel, de 1 ano e 5 meses, teve alta após 538 dias de internação. Ele sofria de anoxia neonatal (deficiência de oxigênio). Assim como Jojoca, Davi também é natural de Gurupá.
Superação
‘Jojoca’, como é carinhosamente chamado, foi diagnosticado com amiotrofia espinhal tipo 1. A doença afeta a força muscular e resulta em fraqueza de braços, pernas e troncos. O tratamento mobilizou uma equipe de 32 profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.
Para mãe, a placa simbólica que Jojoca recebeu, assinada por todos os profissionais de saúde que o assistiram durante o período em que ficou na UTI Pediátrica, representa uma nova certidão de nascimento.
Fiquei muito feliz quando recebi uma plaquinha com o carimbo e as mensagens de carinho de cada um para o meu filho. Sei que são sinceras pela forma como esses profissionais cuidaram dele. Guardarei com carinho e levarei para a vida.
Plaquinha simboliza o renascimento para o bebê.
Divulgação
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O menino deixou a enfermaria ovacionado. “Hoje é um dia especial para nós, tanto para a equipe quanto para a gestão. O Jojoca está indo e, até aqui, podemos dizer que foram momentos de luta, mas conseguimos vencer junto com ele a cada dia”, disse a enfermeira Carmem Miranda, durante a despedida.
Vamos sentir saudades, mas é uma saudade que aquece os corações de cada um dos profissionais que esteve ao lado dele, pois ele está bem.
Tímida e encabulada, dona Conceição não permitiu que fossem feitos vídeos da saída do filho do hospital, mas fez questão que ele posasse para uma foto com a equipe de plantão.
Josué foi ovacionado pela equipe do Hospital Regional Abelardo Santos.
Divulgação/Agência Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará | em g1 Pará

Link da fonte