Centro de Bem Estar Animal de Poá passa a contar com gatil; veja horários de atendimento


Segundo a Prefeitura de Poá, setor de isolamento para casos de esporotricose em gatos vai ajudar a impedir a transmissão da doença para outros animais. Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Gatil Poá
Secom Poá/Divulgação
O Centro de Bem Estar Animal (CEBEAP) de Poá passa a contar com mais um equipamento que vai atender os animais da cidade: o gatil.
O local terá um setor de isolamento para casos de esporotricose, doença que acomete os gatos e que causa feridas na região do rosto e patas, que podem se espalhar pelo restante do corpo e que também pode ser transmitida aos humanos.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura de Poá, o gatil também irá atender outras doenças zootônicas – que podem ser transmitidas a humanos -, além de casos de atropelamento, machucados, entre outros. Importante frisar que o local também será utilizado para abrigar corretamente os animais acolhidos pelo setor de Zoonoses.
O novo equipamento está dividido em quatro setores: Isolamento; Quarentena e Observação; Setor adulto; e Setor filhotes. Todos voltados para o atendimento aos gatos (felinos).
Segundo a administração do município, ao ter um gatil com isolamento específico para casos de esporotricose, é possível reduzir significativamente a disseminação da doença, evitando que outros animais saudáveis sejam infectados. Além disso, o isolamento adequado dos animais doentes possibilita um controle mais eficaz da doença, permitindo um tratamento adequado e a prevenção de novos casos.
A esporotricose é uma micose provocada por fungos patogênicos do gênero Sporothrix, que afeta humanos e outros animais. Geralmente, afeta vasos linfáticos e pele, mas também pode afetar pulmão, ossos, cérebro ou articulações. Neste caso, os felinos apresentam feridas na região do rosto e patas, que podem se espalhar pelo restante do corpo. Também pode haver perda de apetite, emagrecimento, espirros e secreção nasal.
O Gatil fica localizado no Centro de Bem Estar Animal, na Rua São Manoel, 361, Vila Amélia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4638-1330.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Link da fonte