Cooperativismo no Paraná: união formou maior empresa do setor agroindustrial da América Latina


Companhia arrecada R$ 30 bilhões anualmente e tem sede em Campo Mourão. Atualmente, mais de 31 mil agricultores integram a cooperativa. Cooperativismo: união resultou na maior empresa do setor da América Latina
Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina: a empresa Coamo Agroindustrial Cooperativa está hoje nos três estados e soma atualmente 4 milhões de hectares cultivados. Ao todo, 31 mil produtores têm apostado na força do cooperativismo e hoje fazem parte na maior cooperativa da América Latina.
A empresa fatura R$ 30 bilhões anualmente, sendo a maior exportador do Paraná, com 5 milhões de toneladas de grãos, farelos, óleo que saíram do estado em 2023.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A sede da cooperativa fica em Campo Mourão, no norte do estado. Segundo o presidente executivo da empresa, Airton Galinari, 70% dos cooperados têm menos de 50 hectares.
O complexo industrial conta com doze fábricas, que produz óleos, margarinas, gorduras, fios, farinhas e ração.
Sede da cooperativa, que fatura 30 bilhões ao ano está localizada em Campo Mourão.
RPC/Caminhos do Campo
Aroldo Galassini, um dos fundadores, explica que no começo a cooperativa não tinha sede própria.
“Tínhamos um pequeno escritório alugado. O pessoal me convenceu a ser gerente da cooperativa, sem salário, porque não tinha renda”, relembra.
O agricultor Daniel Paschoal, cooperado de Borrazópolis, no norte do Paraná, comenta que seria mais difícil crescer se estivesse sozinho. “Na época, quando a gente começou, a gente não tinha assistência”, afirma.
Leia também:
Entenda: Quem é o desembargador que disse que ‘mulheres estão loucas atrás dos homens’
Crime: Marido é suspeito de matar esposa a facadas na frente dos filhos e usar as redes sociais dela para falar sobre o crime, diz polícia
Paraná: Jovem morre e três pessoas ficam feridas em capotamento de carro na BR-373
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Caminhos do Campo.

Link da fonte

Ver Artigo Completo