Eleições 2024: confira raio-x dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora


Charlles Evangelista (PL), Ione Barbosa (Avante), Isauro Calais (Republicanos), Júlio Delgado (MDB), Margarida Salomão (PT) e Victória Mello (PSTU) pretendem disputar corrida eleitoral em outubro. Candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora
g1
Apesar do lançamento oficial das candidaturas para a Prefeitura de Juiz de Fora ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, as movimentações dos pré-candidatos já tiveram início.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito de Juiz de Fora tem seis pré-candidatos confirmados pelos partidos. Confira, a seguir por ordem alfabética, o raio-x de cada um deles.
Charlles Evangelista (PL)
O deputado Charlles Evangelista no plenário da Câmara em imagem de outubro de 2021
Najara Araújo / Câmara dos Deputados
Esta é a primeira vez que Charlles Evangelista concorre à Prefeitura da principal cidade da Zona da Mata mineira. Ele foi eleito vereador em 2017 e deputado federal em 2019. Em 2022, tentou reeleição como deputado, mas ficou como suplente.
Alianças: PP, PL e o PRD.
Vice-prefeita (o): não definido.
Bandeiras defendidas: ligado à direita, Charlles, em geral, defende ideias e propostas voltadas ao liberalismo econômico, à privatização e à redução de impostos. Também ressalta o fortalecimento da segurança pública para reduzir a criminalidade e constituição e da família, valorizando a vida desde a concepção.
Ione Barbosa (Avante)
Ione Barbosa, candidata para a Prefeitura de Juiz de Fora
Assessoria de Imprensa/Divulgação
Atuou como delegada desempenhando trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres e se lançou na política na eleição de 2020 como candidata à Prefeitura, ficando em terceiro lugar nas votações. Neste ano, disputa o cargo pela segunda vez.
Em 2022, foi a candidata mais votada entre os deputados federais e estaduais em Juiz de Fora. A delegada obteve 44.084 votos na cidade da Zona da Mata mineira e se elegeu como deputada federal, cargo que ocupa atualmente.
Alianças: Por ora, apenas o partido dela, o Avante.
Vice-prefeita (o): não definido,
Bandeiras defendidas: Pelas redes sociais, Ione Barbosa aborda temas como a defesa da mulher, segurança pública e proteção da família.
Isauro Calais (Republicanos)
Isauro Calais Republicanos
ALMG/Reprodução
Foi eleito deputado estadual em 2015. Antes, atuou como vereador em Juiz de Fora por cinco mandatos consecutivos, sendo presidente da Câmara entre 2001 e 2004. Além disso, foi secretário-executivo do Procon.
Alianças: Por ora, apenas o partido dele, o Republicanos.
Vice-prefeita: Sônia Parma.
Bandeiras defendidas: Ao g1, ele disse que defende políticas públicas voltadas para a segurança da mulher e acredita que novas indústrias e investimentos é o caminho para a melhora econômica de Juiz de Fora. No que diz respeito ao meio ambiente, pondera que é preciso pensar na qualidade de vida, sem deixar de lado o desenvolvimento e investimento.
Júlio Delgado (MDB)
Júlio Delgado discursa na Câmara
Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Seguiu os passos do pai, Tarcísio Delgado, e lançou-se na política em 1999, quando foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por seis mandatos.
Alianças: MDB, federação PSDB/Cidadania, PODEMOS e Solidariedade.
Vice-prefeito: não definido.
Bandeiras defendidas: Pelas redes sociais, o pré-candidato se diz “independente a ideologia políticas” e defende o combate às fake news. À reportagem, disse que saúde e educação são prioridades, embora mobilidade urbana, segurança e meio Ambiente também são pautas prioritárias.
Margarida Salomão (PT)
Margarida Salomão
Reprodução/Redes Sociais
Atual prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT) vai disputar a reeleição. Assumiu o cargo em janeiro de 2021, após ser eleita com 144.529 e ser a primeira mulher prefeita de Juiz de Fora.
Foi reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. Também chegou a ser secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos 1983 e 1988. Foi eleita deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2010 e reeleita em 2014.
Alianças: PCdoB, PV, Psol, Rede, PDT, PSB e PSD.
Vice-prefeita (o): não definido.
Bandeiras defendidas: ligada à esquerda, Margarida Salomão defende pautas sobre a educação, trabalhadores, minorias e o papel do Estado, deixando claro o movimento partidário e ideológico o qual pertence.
Victoria Mello (PSTU)
Victória Mello
Divulgação
Aposentada pela rede estadual de ensino, Victória Mello disputou as eleições municipais de 2012 e 2016 como candidata à prefeita e se candidatou à vice-governadora de Minas Gerais na disputa de 2014 e 2018. Além disso, ocupa a diretoria da Subsede e conselheira geral do SindUte-MG, da qual está afastada devido à campanha.
Alianças: Por ora, apenas o partido dela, o PSTU.
Vice-prefeita (o): não definido.
Bandeiras defendidas: Victória defende a suspensão das concessões de isenções fiscais a grandes empresas, a suspensão concessão da exploração do transporte público por empresas privadas, a suspensão das terceirizações e convênios ao setor privado na educação, limpeza urbana, segurança etc.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Link da fonte