Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Suzano


Partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já acontecem em todo o país.
Em Suzano, até esta quarta-feira (10), ao menos quatro pré-candidatos participam da corrida eleitoral para a prefeitura.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Confira a lista de pré-candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes:
Gerice Lione (Podemos)
Gerice Lione tem 45 anos, nasceu na Bahia e vive em Suzano desde os dois anos. É casada, mãe de dois filhos e é policial militar reformada, tendo atuado na Polícia Militar por 19 anos. Atualmente é vereadora de Suzano.
Gerice Lione é pré-candidata à Prefeitura de Suzano pelo Podemos
Arquivo pessoal
Foi eleita pela primeira vez em 2016, com 1.813 votos, e reeleita em 2020, com 3.236 votos.
Em 2019, Lione se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara de Suzano.
Pedro Ishi (PL)
Pedro Charles Shirakawa Ishi nasceu em Suzano, tem 33 anos e é comerciante. Ele é casado e tem dois filhos.
Pedro Ishi é pré-candidato à Prefeitura de Suzano pelo PL
Arquivo pessoal
Em 2008, ingressou na política, acompanhando, principalmente, os trabalhos do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL). Em 2017, foi convidado para integrar o Gabinete do Prefeito e, no ano seguinte, foi nomeado assessor estratégico na Secretaria Municipal de Saúde, acumulando a função de diretor-administrativo.
Em 15 de novembro de 2020, foi o terceiro vereador mais votado de Suzano, acumulando 3.437 votos. Em 1° de janeiro de 2021, Pedro assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e permaneceu no cargo até o início de 2024, quatro retornou à Câmara Municipal.
Tiago Campos (PRTB)
Tiago Ramos de Campos tem 40 anos, nasceu em São Paulo, é casado e pai de dois filhos. É formado em administração e é servidor público da Prefeitura de Suzano há 17 anos.
Tiago Campos é pré-candidato à Prefeitura de Suzano pelo PRTB
Arquivo pessoal
Tiago atua na política há 21 anos como coordenador de campanhas.
Walmir Pinto (PV)
Nascido em Suzano, Walmir Pinto tem 63 anos e é casado. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas, em Artes Cênicas, pela Escola Proscênio de Teatro, e em Gestão Pública de Cultura, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Walmir Pinto é pré-candidato a prefeito de Suzano pelo PV
Arquivo pessoal
Walmir disputou a primeira eleição em 1992, conquistando a primeira suplência de vereador. Atuou como secretário de Cultura do município entre 2005 e 2012, e retornou ao cargo em 2021. Nas eleições de 2012, foi um dos vereadores mais votados da cidade.
Em 2016, foi eleito vice-prefeito de Suzano junto com Rodrigo Ashiuchi. Em 2020, foi reeleito vice no primeiro turno, novamente na mesma chapa que Ashiuchi.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Link da fonte

Ver Artigo Completo