Galaxy AI: Samsung lança novos recursos de inteligência artificial em celulares dobráveis


Relógios Galaxy Watch 7 e Watch Ultra e os fones sem fio Buds3 e Buds3 Pro também contam com funcionalidades de IA. Tradutor da nova Galaxy AI no celular Galaxy Z Flip6
Samsung/Divulgação
Além do Galaxy Ring, a Samsung anunciou nesta quarta-feira (10) novos celulares dobráveis (Z Flip6 e Z Fold6), smartwatches (Galaxy Watch7 e Watch Ultra) e fones de ouvido sem fios (Buds3 e Buds3 Pro).
🤖 O que eles têm em comum? Novidades em recursos de inteligência artificial.
A fabricante coreana lançou em janeiro a linha Galaxy S24 com funcionalidades de IA, como edição de fotos, criação de textos automáticos e buscar na web circulando itens na tela.
O g1 teve acesso aos novos produtos e separou uma lista com as novidades em IA.
📱Nos celulares dobráveis Galaxy Z Flip6 e Galaxy Z Fold 6
Sistema de IA foi adaptado para a tela dobrável, utilizando o display externo.
Modo “intérprete” permite conversar com tradução e transcrição do áudio em tempo real, com a tela interna mostrando o idioma original, e o externo, a outra língua.
Tradutor pode “falar” se a pessoa estiver usando os fones Galaxy Buds3.
Apps de terceiros (como WhatsApp e Google Meet) passam a ter suporte para tradução simultânea e acesso ao “chat inteligente” da Samsung, que ajuda a compor frases e que “entende” o contexto, criando respostas customizadas.
Papéis de paredes criados com IA generativa, que podem ser criados com palavras-chave ou usando como base uma imagem já existente.
A câmera do Z Flip6, agora com 50 mp de resolução, ganha recursos de IA com zoom automático e ajuste de ângulo da imagem, com funcionalidades do ProVisual Engine presente na linha Galaxy S24.
⌚️Nos smartwatches Galaxy Watch 7 e Watch Ultra
Análise utilizando diversos indicadores para a “Pontuação de Saúde” (também presente no Galaxy Ring), que é definida com base em fatores como tempo e consistência de sono, horário de dormir e de acordar, total de atividades físicas do dia e medições de frequência cardíaca durante a noite.
Recurso de “melhor performance”, que analisa 14 dias de exercícios físicos (como bicicleta ou corrida) e permite selecionar uma data para “competir” com seus próprios resultados.
Apps de mensagens nos relógios, como WhatsApp e SMS, contam com respostas inteligentes que analisam o contexto da conversa e sugerem uma resposta automática.
No Galaxy Watch Ultra, a IA (e o acelerômetro do relógio, sensor que mede a movimentação do corpo) consegue detectar quedas e acionar uma sirene de 86 decibéis (equivalente ao ruído de um secador de cabelos, por exemplo). Função similar está presente no concorrente Apple Watch Ultra.
🎧 Nos fones sem fio Galaxy Buds3 e Buds3 Pro
Os fones de ouvido sem fios vêm com recursos de IA para otimização da qualidade do som, ajustes do equalizador e do cancelamento ativo de ruído (ANC).
Se os fones forem usados com o Galaxy Z Flip6 ou Z Fold6, é possível ouvir a tradução em tempo real do modo “intérprete”.
O Buds3 Pro tem um modo automático que detecta voz humana e a diferencia de barulhos. Segundo a Samsung, quando o usuário do fone começa a falar, o fone entra sozinho no modo de Som Ambiente e o volume da mídia sendo reproduzida é reduzido – a ideia é conversar sem precisar tirar os fones do ouvido.
O cancelamento ativo de ruídos do Buds3 Pro se adapta ao ambiente também de forma automática, isolando ou não determinados sons.
No exemplo citado pela Samsung, uma pessoa usando os fones na rua pode ouvir sons de sirene (que são um alerta), mas não os de uma obra na rua.
Acessórios agora contam com um assistente de voz pessoal (que não é o Google Assistente ou a Samsung Bixby), que entende alguns comandos – por enquanto, somente em inglês e coreano –, como atender chamadas, aumentar o volume ou reproduzir música.
Não é preciso usar um comando de ativação, basta dar a ordem.
Recursos de IA no Galaxy S24 x iPhone 15

Link da fonte

Ver Artigo Completo