Inscrições abertas para o seminário antidrogas em Campos, no RJ

Evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar. Estão abertas as incrições para o Seminário Antidrogas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro, e nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
Para realizar a inscrição, os interessados precisam acessar o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) e fazer o cadastro. Podem participar profissionais da rede municipal de ensino de Campos.
Segundo a secretária de Educação do município, Tânia Alberto, o objetivo do encontro é transmitir aos alunos das escolas municipais ensinamentos sobre as consequências do uso de drogas não apenas para os usuários, mas também para suas famílias e a sociedade.
“Vamos oferecer certificado com carga horária de três horas. A programação do primeiro dia acontecerá a partir das 8h30. A ideia é que os nossos profissionais sejam os multiplicadores das informações recebidas para os nossos estudantes”, informou.
O seminário contará com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Polícia Militar, que farão parte de uma mesa redonda, com mediação da psicóloga da rede municipal de ensino Fernanda Brant Gabry Stellet.
De acordo com a subsecretária de Educação, Rita Abreu, a programação inclui oficina com o tema do evento, ministrada por assistentes sociais e psicóloga da Seduct.
“O segundo dia do evento, 4 de julho, será um dia de grande mobilização sobre a temática em todas as unidades escolares que contemplam o ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades deverão realizar ações educativas sobre a nocividade e as consequências do uso de drogas com palestras, aulas ou debates, cartazes e vídeos, orientadas pela Seduct e Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Rita.
De acordo com a Prefeitura, o Programa Saúde na Escola (PSE) também irá fazer parte da programação do seminário. Através do projeto “Educação Sem Drogas”, profissionais de diversas áreas, como psicólogos, dentistas e enfermeiros, gravaram vídeos com orientações sobre o assunto.
“Cinco videoaulas já foram postadas no Youtube do PAE e estão acessíveis também a qualquer cidadão que se interessar pelo conteúdo. Já falamos sobre leis, drogas e saúde bucal, o impacto das drogas na saúde mental, tabagismo, entre outros assuntos”, destacou o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira.
Confira a programação
3 de julho
8h30 – Abertura – Secretária de Educação, Tânia Alberto
9h – Mesa Redonda – Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, CAPS AD, CREAS e Polícia Militar. Mediadora – Fernanda Brant Gabry Stellet, psicóloga da Rede Municipal
14h – Oficina – “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas – fatores de risco e de proteção”, ministrada por Fernanda Brant Gabry Stellet, psicóloga da Rede Municipal, e Maria Martha Ferraioli Barboza, Mary Lucia do Espírito Santo, Francelyne da Silva de Assis, todas assistentes sociais da Rede Municipal

Link da fonte