Número de golpes pela internet aumenta 7% em um ano em Campinas; veja tipos mais comuns e como se proteger

Balanço da SSP aponta que, de janeiro a maio de 2024, a Polícia Civil registrou 506 ocorrências de estelionato cometidos online, enquanto que, no mesmo período de 2023, o índice foi de 473. Cresce número de registros de golpes pela internet em Campinas e região
O número de golpes realizados pela internet aumentou 7% em Campinas (SP) no intervalo de um ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, por Lei de Acesso à Informação (LAI)
O balanço aponta que, de janeiro a maio de 2024, a Polícia Civil registrou 506 ocorrências de estelionato cometidos online, enquanto que, no mesmo período de 2023, o índice foi de 473.
Na região de Piracicaba, o aumento foi ainda maior. O número saltou de 217 registros no ano passado para 348 nos cinco primeiros meses deste ano, o que equivale a um crescimento de 60%.
O levantamento da SSP ainda aponta, somando os dados das regiões de Campinas e Piracicaba, o comportamento deste tipo de estelionato e mostra os meios mais frequentes dos golpes.
Os crimes em sites na internet reúne o maior número de registros, com 397. As abordagens por whatsapp vêm em seguida, com 173 casos. Veja a lista:
Sites de compra na internet: 511;
Whatsapp: 217;
Facebook: 54;
Aplicativo de mensagens: 43;
Instagram: 21;
Sites de relacionamento: 4;
Apps de relacionamento: 3;
Telegram: 1;
Como combater?
O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, Antônio Dota Júnior, afirmou que registrar as ocorrências é fundamental para enfraquecer a modalidade dos golpes.
“Tão logo aconteça o golpe, a pessoa já deve juntar todos os documentos necessários para que a gente possa, a partir disso, iniciar as investigações e chegar ao autor”, disse.
Como se proteger?
A professora de tecnologia Maria Cecília Ferreira deu algumas orientações sobre como os consumidores podem se proteger. Confira abaixo:
Criar senhas fortes
Tomar cuidado ao clicar em links
Manter o sistema operacional e os apps do celular e computador atualizado
Comprar em sites conhecidos
Tomar cuidado com os cadastros que são feitos na internet
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link da fonte