Número de golpes pela internet tem alta de 60,3% em Piracicaba; veja como se proteger


Nos cinco primeiros meses deste ano, já foram 348 ocorrências, aponta SSP. Confira orientações de delegado sobre o que fazer se foi vítima deste tipo de crime. Cresce número de registros de golpes pela internet em Piracicaba e Campinas
O número de golpes pela internet teve um aumento de 60,3%, em Piracicaba (SP), nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
📲 Acessa a comunidade do g1 Piracicaba no WhatsApp
De acordo com a pasta, os registros de estelionato nesse ambiente virtual de janeiro a maior foram os seguintes:
2023 – 217 ocorrências
2024 – 348 ocorrências
A seguir, veja orientação de especialista sobre medidas de segurança e orientação de advogado sobre o que fazer quando você foi vítima deste tipo de crime:
Golpes pela internet têm aumento em Piracicaba
Reprodução/RPC
Escolha uma senha forte 🔢
Segundo a professora de tecnologia Maria Cecília Ferreira, o primeiro passo é ter uma senha forte em seus logins, seja no celular ou computador.
“Você ter uma senha forte, como é exigido hoje, números, letras, caracteres”, explica.
Cuidado com links suspeitos 🔗
De acordo com a especialista, é preciso tomar bastante cuidado quando aparecem links.
“Às vezes, as pessoas abrem e não sabem o que é, e é vírus ou é golpe […] É um link desconhecido, não abre. São cuidados bastante simples, e que salvam muita coisa depois, muita dor de cabeça que acaba dando depois”, alerta.
Instalar as atualizações 🔁
Maria Cecília também destaca que é necessário sempre manter o sistema operacional e aplicativos atualizados, já que as atualizações trazem os recursos de segurança mais recentes.
Comprar onde conhece e cuidado com cadastros 🛍️
A professora afirma que deve-se comprar em sites confiáveis e que o consumidor conhece.
“Tomar bastante cuidado com todo tipo de cadastro. Quanto mais cadastro ela faz, mais vulnerável ela está. Às vezes, você abre um site e aparece : ‘digite de seu CPF’, ‘entre com o seu e-mail’, e do nada. Apareceu essa mensagem, sai fora”.
Ela explica que sites com link iniciado com HTTPS têm uma segurança maior.
O que fazer se caiu em um golpe? 🚨
Delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, Antônio Dota Júnior orienta que a vítima registre boletim de ocorrência e guarde documentos necessários, como recibos de transferência ou a cópia de um eventual boleto pago aos criminosos.
Segundo ele, esses documentos são importantes para o início das investigações, para identificar os golpistas.
“A princípio, um golpe novo cria um pouco de dificuldade para você chegar ao autor, porque é um golpe novo. À medida que vão surgindo boletins de ocorrência com o mesmo modus operandi ou a mesma forma, a gente já vai utilizando as investigações anteriores para também se adaptar à continuidade”, explica.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link da fonte