Onça-pintada ganha bolo de carne em aniversário de 1 ano no Parque Ecológico de São Carlos


Entrada do recinto foi decorada para receber visitantes na festa deste sábado (6). Felino que ganhou o nome de Theodoro nasceu no parque em julho de 2023. Onça-pintada ganha bolo de aniversário de 1 ano no Parque Ecológico de São Carlos
Uma festa com bolo de carne e muita alegria neste sábado (6) marcou o primeiro aniversário da onça-pintada Theo, nascida no Parque Ecológico de São Carlos (SP) em julho de 2023.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O felino, fruto do relacionamento entre Codajás, que chegou ao parque em 2018, e a fêmea Tabatinga, que está em São Carlos desde 2022, encantou o público que visita o espaço.
Para celebrar o aniversário de Theo, o parque organizou uma festa especial, com direito a bolo de carne moída, ração de gato e coração de frango.
A entrada do recinto foi decorada para receber os convidados, que ganharam algodão doce e pipoca, e cantaram parabéns quando Theo apareceu e experimentou um pedacinho do bolo.
Onça-pintada ganha bolo de aniversário de 1 ano no Parque Ecológico de São Carlos
Wesley Almeida/EPTV
LEIA TAMBÉM:
Bebê onça-pintada do Parque Ecológico de São Carlos tem nome escolhido após votação popular
Filhote de onça-pintada nasce em Parque Ecológico de São Carlos e deixa web apaixonada; VÍDEO
Quando Theo era apenas um filhote, o parque promoveu uma votação on-line para que o público pudesse escolher o seu nome. Entre as opções, destacava-se Theodoro, de origem grega e composto pelas palavras “theos”, que significa “deus”, e “doron”, que significa “presente”.
O nome, que simboliza um “presente de Deus” ou “dádiva divina”, reflete a importância de Theo para o parque.
População escolhe nome do filhote de onça-pintada que nasceu em Parque Ecológico de São Carlos
Prefeitura de São Carlos
Conservação da espécie
O aniversário do felino representa um momento de reflexão sobre a importância da preservação das onças-pintadas e do meio ambiente.
A população de onças-pintadas em cativeiro é orientada pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos (PAN), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).
Onça-pintada ganha bolo de aniversário de 1 ano no Parque Ecológico de São Carlos
Wesley Almeida/EPTV
O Parque Ecológico de São Carlos participa deste projeto nacional, assim como outros Zoológicos que possuem a espécie e são membros da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Theo não permanecerá em São Carlos. Em breve, ele será remanejado para outra instituição, por isso ele terá que passar por algumas etapas.
“Daqui a algum tempo a mãe vai começa a rejeitar. Isso faz parte da biologia dessa espécie, é um gato solitário. Chega um determinado momento que nós temos que agir como a natureza, retirar o Theo do convívio da mãe, inclusive para que ela volte no processo de aproximação com o macho e quem sabe, no futuro, tenha mais filhotes”, explicou o biólogo Fernando Magnani.
Visitantes esperam para ver Theo no Parque Ecológico de São Carlos
Wesley Almeida/EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Link da fonte