Programa de resíduos do governo de SP tem adesão de 150 cidades – 11/07/2024 – Painel

Mais de 150 cidades já aderiram ao Integra Resíduos, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

O programa, lançado no Dia Internacional do Meio Ambiente, em 5 de junho, busca melhorar a gestão de resíduos sólidos por meio de Parcerias Público-Privadas e da regionalização via consórcios intermunicipais.

Segundo o governo estadual, atualmente 185 municípios percorrem mais de 50 km para destinar seus resíduos em um dos 334 aterros existentes no estado.

Destes aterros, 170 têm vida útil menor que cinco anos. “O objetivo é aliviar a dificuldade dos municípios, especialmente os menores, que terão acesso a arcabouço jurídico, estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental, estrutura de governança e mapeamento de potenciais investidores para a formação de PPPs”, diz a secretária Natália Resende.

O estado de São Paulo gera aproximadamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente, o que representa gasto de R$ 6 bilhões por ano para a destinação do lixo urbano.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Link da fonte