Quatro baleias-jubarte são encontradas mortas no Litoral Norte de SP


Balanço divulgado pelo Instituto Argonauta mostra que pelo menos quatro baleias foram encontradas mortas em cidades do Litoral Norte nas últimas semanas. Baleia encontrada morta no Litoral Norte de SP
Divulgação/Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta divulgou, nesta quinta-feira (11), um balanço apontando que, nas últimas semanas, quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas nas praias do Litoral Norte de SP.
De acordo com o Instituto Argonauta, foram três baleias localizadas em São Sebastião e uma em Ubatuba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em São Sebastião, as baleias mortas foram encontradas nas Praias de Guaeca, Boraceia e Paúba. Em Ubatuba, a carcaça foi avistada na Praia da Picinguaba.
Segundo o balanço divulgado pelo Argonauta, com os registros das últimas semanas, o número de baleias mortas encontradas no Litoral Norte paulista subiu para 6 nos últimos meses.
LEIA TAMBÉM:
Temporada das jubartes: Baleias já são vistas no litoral de SP, que deve receber mais de mil em 2024
Entenda como funciona a ‘ancoragem’ de baleias, espécie de funeral para mamíferos gigantes mortos no mar
Baleia encontrada morta no Litoral Norte de SP
Divulgação/Instituto Argonauta
A baleia de Ubatuba foi avistada por pescadores, mas não foi encontrada pelo Argonauta. Em São Sebastião, segundo o Instituto, apesar do estado avançado de decomposição, foi possível identificar que as baleias eram jubartes juvenis.
A causa das mortes não foi identificada, mas o Instituto apontou que elas podem estar relacionadas a várias causas, como falta de alimento, doenças e interação incidental com a pesca.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link da fonte