Veja o que abre e fecha no Alto Tietê no feriado de 9 de Julho


Serviços essenciais serão mantidos em todas as cidades da região. Já unidades do Poupatempo e agências bancárias permanecem fechadas, voltando a funcionar na quarta-feira (10). Parque Centenário Mogi das Cruzes
Lailson Santos
O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado nesta terça-feira (9) irá alterar o funcionamento de alguns serviços públicos municipais e estaduais no Alto Tietê (confira abaixo).
Os serviços essenciais serão mantidos, mas muitos estabelecimentos mantêm as portas fechadas.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Unidades do Poupatempo e as agências bancárias, por exemplo, não terão atendimento.
9 de julho é feriado ou ponto facultativo?
Confira o funcionamento de outros serviços na região no feriado:
Prefeituras
Arujá
A Prefeitura de Arujá e outros departamentos da administração municipal não terão expediente nesta segunda e terça-feira. O trabalho nas repartições públicas voltará ao normal na quarta-feira (10), logo pela manhã.
Na saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionarão na segunda e terça-feira, mas o Pronto Atendimento Municipal (PAM) barreto, o Pronto Atendimento (PA) Central e o Pró-Criança na esquina da Rua Pedro de Toledo com a rua Carlos de Campos, na área central, atendem 24 horas. Vale ressaltar que, com o início das atividades do Pró-Criança, os atendimentos para o público infantil de 0 a 12 anos de idade incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias) serão exclusivos neste equipamento.
A rede municipal de ensino também não terá expediente no feriado, pois passa pelo recesso escolar.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos retoma os atendimentos na quarta-feira (10). Na segunda, foi decretado ponto facultativo.
Apenas os serviços essenciais funcionam normalmente durante este período. Os serviços administrativos das secretarias param e apenas os serviços essenciais, como coleta de lixo, velórios e cemitérios varrição, plantões e serviços de ambulância, funcionarão normalmente.
Guararema
Todos os serviços essenciais de Guararema seguem sem interrupções durante o feriado prolongado. Com isso, tanto na segunda (8), como na terça-feira (9), os atendimentos médicos de urgência, a coleta regular de lixo e também a coleta seletiva serão realizados normalmente. Já o atendimento no paço municipal será retomado na quarta-feira (10).
A lista de serviços essenciais inclui todos os atendimentos realizados na Santa Casa de Misericórdia e também via Samu (192) e bombeiros (193). O velório municipal também funciona normalmente, mas os serviços do Cesap, unidade temporária de saúde do Parateí e demais repartições públicas funcionam somente até esta sexta-feira (5).
Também haverá alterações no transporte público. Na segunda-feira (8), os ônibus de Guararema terão suprimidos apenas os horários de entrada e saída escolar, porém na terça-feira (9) prevalecem os itinerários de feriado. Os moradores podem consultar a qualquer tempo o catálogo disponível no WhatsApp (11) 95071-5213, da garagem da empresa responsável.
Além disso, também vão funcionar todos os pontos turísticos de Guararema, como Ilha Grande, Parque Municipal da Pedra Montada, Recanto do Américo (Pau D’alho) e Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba não terá expediente administrativo na próxima segunda (8), ponto facultativo, e terça-feira (9).
O atendimento dos serviços essenciais em unidades de urgência e emergência (Upinha, CS 24h, CSI e UPA), Samu, ambulâncias, coleta de lixo, Defesa Civil, GCM e cemitérios serão mantidos. O expediente nas repartições públicas municipais volta na quarta (10).
As feiras livres vão funcionar normalmente e o parque ecológico mario do canto vai abrir todos os dias, das 5h às 19h, como de costume. os 20 ecopontos e o restaurante bom prato funcionam na segunda e estarão fechados na terça.
A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou na quarta-feira (3) a Operação Guardiã Azul com foco no combate ao tráfico de drogas e para inibir a perturbação do sossego público. A ação se estenderá durante todo o feriado, em atendimento às reclamações de moradores que se depararem com alta concentração de pessoas, bloqueio de vias públicas e barulho excessivo.
A GCM também seguirá com reforço no policiamento preventivo nas principais vias de acesso da cidade, atendendo pelos telefones 153, (11) 4753-1108, 4753-1421 e 4642-4659. Já a Defesa Civil deve ser acionada para emergências pelo 199 e para dúvidas pelo (11) 4642-4499.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente nesta segunda e terça-feira. no feriado prolongado, somente os serviços essenciais funcionarão. O atendimento ao público retornará na quarta-feira (10).
O Mercado Municipal funcionará normalmente até segunda-feira, a partir das 7h. Na terça-feira, o mercadão funcionará das 7h às 12h. As feiras livres e o mercado do produtor terão atividades normais.
Os parques municipais funcionarão normalmente, todos os dias. O Leon Feffer abre das 7h às 17h, enquanto o Parque Centenário e o Parque da Cidade funcionam das 7h às 18h.
Na saúde, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal também vai funcionar normalmente todos os dias. O Vagalume, que fica no Mogilar, e a unidade 24 horas do Jardim Universo, também atenderão normalmente a população. Se necessário, a Cure 192 estará em operação para remoção de pacientes.
Para outras situações de urgência e emergência, as unidades de pronto atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba funcionarão de forma ininterrupta. Já o agendamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que é realizado pelo telefone 160, não funcionará durante o feriado, retomando os serviços na quarta-feira.
A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.
A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o período. O Semae atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.
Poá
A Prefeitura de Poá não terá expediente na segunda-feira (8), com exceção dos serviços considerados essenciais, bem como as feiras livres, que funcionarão normalmente. o atendimento será normalizado na próxima quarta-feira (10).
Nesta data, seguem em operação os serviços da Guarda Civil Municipal (GCM), Samu, Defesa Civil, Pronto Atendimento Municipal Guido Guida, coleta de lixo, varrição de rua e feiras livres, assim como o velório e o Cemitério da Paz (8h às 17h).
O atendimento nas unidades básicas de saúde da cidade também só retorna na próxima quarta-feira (10).
Salesópolis
Segundo a Prefeitura de Salesópolis, os serviços considerados essenciais e que, por sua natureza, não podem sofrer interrupções, funcionarão normalmente nos horários e locais habituais.
Suzano
Os serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura de Suzano, como trabalhos de urgência em saúde, segurança, trânsito e zeladoria urbana, serão mantidos normalmente durante o feriado prolongado. As demais repartições públicas municipais terão o expediente suspenso a partir desta segunda-feira (8), que será ponto facultativo no município.
Com isso, a população deve procurar apenas as atividades mantidas no feriado, dentre elas estão as da Secretaria Municipal de Saúde, em especial os atendimentos de urgência e emergência. Os trabalhos seguirão no Hospital e Maternidade de Suzano.
Os atendimentos de saúde durante o feriado também podem ser realizados na unidade de Pronto Atendimento (UPA) André de Abreu e no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras, ambos funcionam 24 horas. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps Ad Vita) 24 horas também funcionará de forma ininterrupta, assim como o Samu, que pode ser acionado por meio do número 192.
Os trabalhos efetuados pela secretaria municipal de segurança cidadã também serão realizados de forma ininterrupta, tanto no monitoramento por câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI) quanto no patrulhamento diário e no atendimento a ocorrências. Os munícipes podem acionar normalmente a Guarda Civil Municipal (GCM) de suzano por meio dos telefones (11) 4746-3297 e 153. Já a Defesa Civil pode ser acionada a qualquer momento no número (11) 4748-5394.
Ainda seguirão funcionando normalmente as feiras livres, os serviços de zeladoria, a coleta de lixo, os cemitérios São João Batista e São Sebastião (das 8 horas às 17h30) e o velório municipal (entre 6h30 e 16h30). Para demandas relacionadas ao trânsito, a secretaria de transporte e mobilidade urbana tem disponível o telefone (11) 4746-1166.
O Parque Municipal Max Feffer, que também conta com o espaço Playpet, seguirá aberto das 6h às 18 horas no feriado prolongado. O Viveiro Municipal Tomoe Uemura, que também fica no parque, estará aberto das 8h às 17 horas.
Já o Parque do Mirante, no bairro do Sesc, recebe o público das 7h às 19h.
Shoppings
Os shoppings da região terão alteração no horário de funcionamento na terça-feira:
Mogi Shopping
Lojas funcionam das 14h às 20h;
Praça de alimentação funciona das 11h às 22h.
Urupema shopping
Lojas funcionam das 14h às 20h;
Praça de alimentação funciona das 12h às 20h.
Suzano Shopping
Lojas funcionam das 14h às 20h;
Praça de alimentação funciona das 11h às 22h
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionarão no feriado e as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período, somente o PIX.
Agências INSS
Na terça-feira, as agências do INSS no estado de São Paulo estarão fechadas para o atendimento ao público. As unidades vão atender normalmente na segunda-feira (8) e voltarão a abrir na quarta-feira (10).
A qualquer momento, as pessoas podem acessar a maioria dos serviços do instituto pelo portal Meu INSS.
Poupatempo
O atendimento será normal na segunda-feira, mas na terça todos os postos do Poupatempo estarão fechados. As atividades serão retomadas na quinta-feira (11). É importante reforçar que para ser atendido presencialmente é obrigatório realizar agendamento prévio, que deve ser solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo, pelos canais oficiais.
Durante o feriado, as opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal do Poupatempo.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Link da fonte